Muitos brasileiros estarão felizes e esperançosos, outros lamentarão, assim funcionam as eleições, essa é a natureza da democracia, dura, muitas vezes duvidosa e barulhenta.
Não é sempre inspiradora, às vezes você perde um argumento, outra a eleição. É assim que a política funciona, nós tentamos convencer as pessoas de que estamos certos e então as pessoas votam. E se perdemos, nós aprendemos com nossos erros, fazemos algumas reflexões, sacudimos a poeira, nos erguemos, e voltamos ao jogo. Nós vamos atrás, tentamos ainda mais da próxima vez.
O essencial é que todos sigamos em frente com a presunção de boa fé em nosso povo, como eixo principal para uma democracia vibrante e funcional, onde nossa ansiedade seja fazer tudo que pudermos para ter certeza que com o próximo presidente, o Brasil tenha sucesso.
Nossa esperança é que nossos governantes encarem seus mandatos como uma corrida de revezamento onde se pega o bastão, corre-se o melhor que puder com a esperança que, quando for a hora de passar o bastão, estaremos um pouco a frente, progredimos. Esse pensamento deve ser encarado como apartidário, para o bem do país, porque acima de tudo estamos todos no mesmo time, SOMOS TODOS BRASILEIROS!
(Trechos do discurso de Barack Obama/2017, Extraído e Adaptado)
Por Leonardo Moreira
Por Leonardo Moreira